sábado, 30 de maio de 2009

Competitividade

É bom saber que estamos melhor que Espanha, Itália e Grécia, isto de acordo com o estudo do IMD - World Competitiveness Yearbook 2009.
É triste saber que estamos pior que a República Checa, Lituania, Eslovénia e Eslováquia.
Convém saber que o estudo apresentado assenta em 4 vectores de avaliação: a) Desempenho da Economia, b) Eficiência do Governo, c) Eficiência Comercial e d) Infraestruturas Nacionais.
Os resultados e conclusões deste estudo valem o que valem...mas mesmo assim, aqui vai um "porreiro pá", pois a notícia até alegra o País.

Jogos Perigosos

A notícia publicada hoje pelo Expresso (replicada pelo i) remete-me para um post publicado, em 31 de Janeiro de 2009, pelo Prof. Vital Moreira:

«A campanha mediática contra Sócrates a propósito do Freeport está a atingir os limites da ignomínia jornalística.Hoje um tablóide dá todo o destaque à notícia de que, em 1998 (o que é que isto tem a ver com o Freeport, que se passa vários anos depois?), a mãe de Sócrates (que ainda nem sequer era ministro do Ambiente) comprou a pronto um apartamento em Lisboa, sem que se saiba de onde lhe veio o dinheiro. (...)
Já sem motivos para surpresas, há jornais de referência que ecoam esta espécie de "jornalismo"...» [in Causa Nossa]

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Recomendações

Apesar de algumas diferenças de opinião, recomendo vivamente que determinem O valor das ideias de Carlos Santos.

Entendo que possam vir a não concordar com as opiniões que manifesta sobre o endividamento público. Todavia, se esquecerem que o endividamento é um compromisso futuro, tendo por isso de ser avaliado sob pressupostos futuros, não terão dificuldade em partilhar a mesma ideia. Isto é, se aceitarem - por exemplo - que o custo do dinheiro hoje se manterá no futuro, provavelmente dar-lhe-ão alguma razão.

Compreenderei, igualmente, a Vossa relutância em aceitar que o resultado de mais dívida pública terá o mérito que não teve a contraída na última dúzia de anos. Contudo, se acreditarem que desta vez a massa se destina a investimentos de efeito multiplicador garantido e não a grandes obras públicas de retorno duvidoso, certamente que o apoiarão.

Boas leituras.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Made in Portugal by Daniel Rebelo

O Daniel Rebelo não só aceita o desafio como o faz de forma brilhante.

De momento, apenas sugiro a leitura atenta do seu magnífico post do qual destaco o seguinte:

«(...)Defender os produtos nacionais de produtos que não respeitem o comércio justo para mim não é proteccionismo mas sim uma questão de justiça social. Porque a melhor maneira de acabar com o dumping social referido é não comprar os produtos produzidos por essa via.
(...)
Devemos importar o melhor dos outros e exportar o nosso melhor(...)»

O que terá acontecido...

Em entrevista à revista Exame, de Junho 2009, o Prof. Luís Campos e Cunha afirma que "o Governo faz parte do problema e não da solução". Diz ainda que "a resposta nacional à crise não foi a melhor, colocando problemas para o futuro".

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Dr. Dias Loureiro será, porventura, um problema da justiça e não do Presidente da República. Querer transformar Dias Loureiro num caso político é, quanto a mim, moralmente inaceitável.

Embora o PR se sinta desconfortável com esta situação jamais poderá ser responsabilizado por actos praticados por alguém que lhe é próximo. Mais, o Presidente da República tem uma imagem de seriedade que o protege de acusações menos próprias.

O que mais preocupa é que, querer fazer desta situação um caso político é contribuir para que a justiça não chegue a lado algum.

Vai trabalhar malandro!
É conhecida mundialmente a exemplar dedicação ao trabalho e à empresa por parte dos japoneses. Em jeito informal, quando se despedem dos colegas ao final do dia, é costume efectuarem uma auto-avaliação do desempenho do dia, tão simplesmente por indicarem a percentagem de tempo realmente ocupada a trabalhar!
Parece simples não é? Experimentem efectuar esta avaliação, honestamente, e analisem como passam o tempo de trabalho. Acreditem que resulta para planear o próximo dia.
Quantos de nós diariamente assistimos a desabafos desta natureza: "eu aqui sou só funcionário", "eu aqui não mando nada", "se quiserem mais, tem de cair mais", "o Manuel que trabalhe, que ele é que o ganha"? E isto acontece porquê? Talvez devido à falta de honestidade, concorrência, competência, rigor, supervisão e liderança. Talvez porque a carta dos direitos ofusca a dos deveres. Talvez porque somos "chicos espertos".
Este comportamento aniquila a produtividade das empresas e serviços no nosso país, que jamais deveria ser permitido por nós, colegas, que diariamente o vivemos. É caso para dizer a quem merece: Vai trabalhar malandro!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Comprar o Made in Portugal das multinacionais estrangeiras






Lancei o desafio ao Daniel Rebelo de - através do seu Pensamento Alinhado - nos transmitir a opinião que tem acerca de privilegiarmos a compra do made in Portugal.
Ao fazê-lo penso sobretudo nas últimas notícias da Autoeuropa.
Qual o efeito de comprar o que as multinacionais Volkswagen, Mitsubishi, PSA, Isuzu e Toyota produzem em Portugal? Ajuda à sua fixação? É proteccionismo? ....

(bom trabalho)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Alvo: Pedro Santana Lopes
No Expresso: "
Europeias: Ana Gomes chama parolo a Santana Lopes", devido à intenção de contratar o arquitecto Frank Gehry para conceber o novo Parque Mayer.
De facto PSL poderia ter pensado com os pés no chão, mas será que a eurodeputada entretanto se esqueceu da Casa da Música, projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, cuja derrapagem foi de cerca de 80 Milhões de Euros? "Porque non te callas?"

domingo, 24 de maio de 2009

Sócrates vs Matrioshka


Tal como o escrevi aqui, o congresso deu início à viragem política que se evidencia nas mais recentes sondagens. Vital Moreira é o resultado desse congresso.
José Sócrates que já o percebeu, e que tal como Mário Soares não desiste, até às legislativas vai procurar reinventar-se (repetindo-se é certo!) até ao limite. Nesta tarefa conta com o apoio de uma multidão que depende dele.

E não nos podemos esquecer que, José Sócrates soube construir-se a si próprio na exacta medida daquilo que desejámos que ele fosse.

Bronze para Constâncio

De acordo com o Jornal i, "O governador Vítor Constâncio é o terceiro mais bem pago do mundo, com 250 mil euros por ano: à frente estão os colegas de Hong Kong e Itália". Bom, este terceiro lugar poderia ter sido melhorado caso se concretizasse o aumento de 5%...mas a medalha de bronze também não é má.
A análise do International Monetary Fund de 2008 ao produto interno bruto mundial, coloca Portugal em 37º lugar, a Itália em 7º e Hong Kong como Região Admistrativa Especial da China não tem classificação global. Com esta cotação do Dr. Constâncio, arriscamo-nos a que o venham contratar para servir noutro campeonato.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

E nós?

«(...) O director-geral da Volkswagen-Autoeuropa, Andreas Hinrichs, anunciou hoje que se quer reunir de novo com os trabalhadores para retomar as negociações. (...)» [Público]

Todos sabemos que a Autoeuropa é a jóia da coroa portuguesa.
A sua permanência em Portugal é demasiado importante para que a deixemos ficar nas mãos dos que lá trabalham.
Os trabalhadores da Autoeuropa, antes de pensarem em si, deverão ter em atenção nas consequências que as suas exigências - legítimas ou não - podem ter na vida de milhares de portugueses.

Neste contexto, ocorre-me perguntar:
E nós? Estaremos também nós dispostos a abdicar de algum dos nossos direitos em favor do bem comum ou esperamos - como sempre - que sejam os outros a fazê-lo?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Só podem estar avariados

A medida até parecia boa para os consumidores, para os instaladores, para o desenvolvimento informático e comunicação sem fios, mas no imediato, os primeiros ficaram na mesma, pois os painéis nas autoestradas com os preços de combustível só podem estar avariados. O motivo da avaria não se deve ao falhanço dos segundos, mas sim ao acerto dos preços de venda. Senão vejamos, na A1 em 7 estações de serviço a gasolina 95 custa 1,268/litro (em todas) e o Gasóleo varia em 1 milésima entre os 0,998 e os 0,999 (BP e Repsol, Galp). É um fenómeno difícil de explicar pois se por um lado se esgrimem preços de batatas e de cebolas nos hipermercados, por outro os preços do combustível não sofrem concorrência.

A ajudar à festarola, o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis veio informar que "A qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustível de marca". Em resposta o Ministério da Economia afirma que estes combustíveis são periodicamente analisados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia. Em resumo, deixem os revendedores de combustíveis em paz e não reparem (n)os painéis das autoestradas.

Para referência fica a evolução dos preços de combustível desde 1991 até hoje.


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um país à Beira da Cova

«A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.(...)» [público]

Embora não tenha conseguido ler a totalidade do artigo, estou certo de que não deixarão de ser apuradas as devidas responsabilidades. Oportunamente, não esqueçam de me contar o veredicto final.

sábado, 16 de maio de 2009

Exemplo a seguir

A Ministra da saúde continua a transmitir confiança. Um bom exemplo a seguir ...

Angústias...

Qimonda simboliza a estratégia do governo de apoio à protecção do emprego. O resultado, como se confirma - mesmo que a empresa de Vila do Conde seja salva - seria sempre desastroso (aqui).

Subvalorizou - sempre - a dimensão e extensão da crise e não criou as medidas que se impunham para auxiliar as PME. Não percebendo que os 100 milhões (euros) gastos no auxílio às PME salvam mais empregos do que os 1600 da Qimonda, permite que milhares de pequenas empresas continuem a encerrar e a contribuir negativamente para as estatísticas do INE.

Tarde ao cedo, vai ter que fazê-lo. Atrasado e sempre com mais custos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

somas erradas

«Cavaco Silva considera que o desemprego em Portugal "deu um salto muito alto" »[Jornal i]

«(...) São quase 500 mil (495,8 mil) os desempregados oficialmente registados no primeiro trimestre do ano, equivalente a uma taxa de desemprego de 8,9 por cento, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).(...)» [Público]


Os mais recentes desempregados vêm somar preocupação.

Os quatrocentos e tal mil desempregados existentes antes do estoiro já eram suficientemente preocupantes.
O facto de boa parte das pessoas ter perdido o emprego há mais de 12 meses soma mais preocupação. Somamos preocupação pelas muitas que perderam o subsídio de desemprego e todas as outras que estão em risco de o perder.

A (in)acção do governo soma mais preocupação.

Esperava maior inflexão!


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012


Em Guimarães - quanto a mim - foi realizado um dos melhores filmes publicitários feitos em Portugal. Que 2012 conheça igual sucesso.
Parabéns Guimarães.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Canal memória

Alguns dos "bloguistas" que comentam as afirmações do Presidente Cavaco Silva na Turquia, embora concordem, lamentam que "enquanto primeiro-ministro tenha contribuído para aumentar o peso do Estado na sociedade(...)".
Este tipo de afirmação deixa-me boquiaberto. Então não foi o Prof. Cavaco Silva, enquanto Primeiro-Ministro, que deu início às privatizações (nomeadamente bancos que são essenciais a uma economia liberalizada) após a necessária alteração da constituição da república? (e já passaram 20 anos)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

e depois?

«Portugal submeteu hoje à apreciação das Nações Unidas (ONU) a sua proposta de extensão da plataforma continental que, caso seja aceite, irá estender a área sob jurisdição portuguesa até aos 3,6 milhões de quilómetros quadrados. (...)»

Espero que esta proposta tenha um acolhimento positivo.
Contudo, a importância desta proposta decorre da importância que dermos aos nossos recursos marítimos. (aqui)

Portugal Mais


«LOURES, Portugal, April 15 /PRNewswire/ -- Hovione is pleased to announcethat its licensee Daiichi Sankyo (Tokyo, Japan) has informed that it intendsto use Hovione's TwinCaps(R) dry powder inhaler device in the launch of thecompound CS-8958, an inhaled long-acting neuraminidase inhibitor activeagainst the influenza viru (...).
The announcement follows the recent publication(1) of data indicatingthat the compound is as effective as Relenza(R) and Tamiflu(R) againstvarious influenza strains. Significantly this efficacy is achieved with asingle dose, as opposed to a treatment over five days for the establisheddrugs(...).»

A multinacional portuguesa Hovione na vanguarda do combate ao virus da gripe.

domingo, 10 de maio de 2009

Os perigos do Downsizing

A sobrevivência de hoje não pode ser feita à custa da sobrevivência de amanhã.

Embora difícil, é imperioso que as empresas façam todos os esforços para manter os seus melhores colaboradores ao seu serviço. Uma redução meramente economicista, que não tenha em atenção este aspecto, pode implicar a falta da massa crítica no momento da "retoma".

Mais, neste momento de baixa produção, as empresas devem estar concentradas em reinventar os seus processos por forma a ter ganhos de flexibilidade e de eficiência. O importante é que estejam mais bem preparadas para que sejam mais competitivas amanhã. Também aqui os melhores recursos são essenciais na concretização destes objectivos.

Em tempo de crise, a retenção de talentos pode revelar-se a tarefa mais difícil.

sábado, 9 de maio de 2009

Outonos da Vida

Sediada em Torres Novas, nasceu em Janeiro a Associação Outonos da Vida
O objectivo desta associação - cujo o lema é Viver até Morrer - é criar uma estrutura destinada a apoiar os Doentes com Dor Crónica e/ou que necessitem de Cuidados Paliativos e também os seus familiares e curadores informais.
Para o sucesso deste projecto é essencial o nosso apoio a todos os que nele trabalham. A divulgação é igualmente importante para que esta ajuda chegue a quem dela precisa.

Bloco Central

O Bloco Central é o reconhecimento implícito da situação muito difícil que o país vai viver (vive). Começar a falar deste cenário é - afinal de contas - começar a negar muito do que foi dito até agora. É preciso cair-nos uma crise brutal em cima para perceber que caminhamos no sentido errado.

A não ser assim, qual o problema de governar em minoria?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

BCE salva governo

Vivemos para o momento, e o momento faz-nos esquecer o passado e desistir do futuro.
Antes do estoiro do Lehman Brothers (penso que em finais de Setembro), o país andava aflito com as taxas euribor que não paravam de subir. Os juros (dívidas) asfixiavam as famílias e taxa de incumprimento somava vitórias. O número de "empregados" em aflição aumentava vertiginosamente devido a um problema que vinha de fora.


Após o colapso do Lehman Brothers que provoca a crise financeira causadora desta crise económica, o BCE como medida anti-crise(s) inicia a descida das taxas de juro.
Resultado, em 2009, as famílias melhoram os seus rendimentos devido à diminuição dos encargos com os empréstimos, sobretudo, para compra de casa .
Tem sido esta acção do BCE que tem permitido - até ao momento - que o governo não veja reduzida significativamente a sua popularidade. Pois, apesar de tudo, as famílias aliviadas são em maior número do que as que passaram a estar afectadas pelo desemprego.

terça-feira, 5 de maio de 2009

A Gripe e o Turismo

O México - principal foco da gripe A - e a Espanha, o país da Europa com o maior número de pessoas infectadas, são dois dos dos principais destinos turísticos do mundo.
No presente quadro, sobretudo o México, não deixarão de ver diminuir a entrada de turistas nos respectivos países.

No actual contexto económico, e pondo de parte um qualquer cenário catastrófico, qual será o impacto da gripe no turismo que é uma das nossas principais actividades económicas?
Poderão as perdas dos outros reverter a nosso favor e com isso minorar os efeitos da crise?


Obrigado

Ao longo destes cerca de 3 meses na blogosfera, tenho procurado os saberes necessários à militância nesta actividade. Apesar de todas as dificuldades, o Benchmarking tem sido essencial no percurso realizado até aqui. O conteúdo, o layout, o alinhamento, o grafismo, a mensagem, a persistência, a funcionalidade, a fonte, o tamanho, a côr e as ferramentas, foram "roubados" nos blogues: cogir, opaísdoburro, ailusãodavisão, abarbeariadosenhorluis, pedradohomem, avenidacentral, carlosalberto, ideiassoltas, artedeopinar, activismodosofa, vidadascoisas, adivinadesordem, etc.
A todos muito obrigado.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Orçamento Rectificativo

Por uma vez, esqueçam o rectificativo. Esqueçam o braço de ferro.
Fatalmente, as falhas de previsão têm rostos. Têm nomes.
Com ou sem rectificativo, os dramas sociais que crescem à nossa volta denunciam fracasso, e fracasso é o oposto de sucesso.
Concentremos-nos no essencial: como travar esta pandemia social.

(ler última crónica de Clara Ferreira Alves)

domingo, 3 de maio de 2009

Desabafos

«(...) Sabe-se que os gabinetes ministeriais e outros locais são refúgio de muito acne transitado das propinas para os vencimentos, via Jota(s). Boa gente e gente capaz, sem dúvida, mas muito orientada, desligada da realidade, sem filhos criados e sem tarimba de trabalho e do mundo real. Essa gente boa não distingue Estado, de Partido, o que é normal uma vez que o partido sempre foi o seu estado. (...) » [Público - eleições2009]

Luis Novaes Tito - da Barbearia do senhor Luís - ao procurar pôr água na fervura acaba por nos descrever uma das principais causas para o empobrecimento galopante de Portugal.
Gente capaz? 2 milhões de pobres será um resultado suficientemente justo para a sua avaliação?

Entrevista de Medina Carreira ao Correio da Manhã

«(...) - A verdade. Seriedade. Nós não temos seriedade na política. Isto é um espectáculo, uma aldrabice pegada. Manuela Ferreira Leite abre a boca e passado duas horas já estão duas pessoas a bater-lhe nas canelas. É o Santos Silva e o Pedro Silva Pereira. Eu nunca vi isso. Quando estive no Governo não tínhamos dois ministros para irem atacar os outros. O País está a ser gerido por medíocres.(...)» [Correio da Manhã]

sábado, 2 de maio de 2009

Escrutínio por favor

«(...)Sócrates anunciou como parte deste investimento público estatal o apoio à construção da ponte sobre o Tejo na zona do Tramagal, que permitirá a ligação do IC9 entre Abrantes e Ponte de Sôr. O primeiro-ministro garantiu que, após o estudo de impacto ambiental do projecto, o Ministério das Obras Públicas vai lançar em Abril próximo o concurso público para a construção da ligação.(...)» [Público]


Este anúncio relativo à construção do IC9, feito pelo Primeiro-Ministro, em 24 de Outubro de 2008, foi amplamente noticiado pelos media e transmitia-nos o caminho que iria ser seguido pelo governo no combate à crise. Desde então, a urgência do investimento público manteve-se como sendo a principal acção anti-crise.
Agora, já em Maio, e para que houvesse verdadeiro escrutínio do governo, exigia-se que os mesmos media nos informassem do estado deste projecto. Desta forma estariam a contribuir para uma democracia mais verdadeira e mais transparente. Não o fazendo...

(válido para qualquer governo e fundamental para uma boa governação)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Portugal Mais

«O medicamento antiepiléptico Zebinix, da Bial, recebeu autorização da Comissão Europeia para ser comercializado no espaço europeu, anunciou ontem a empresa em comunicado.
De acordo com o laboratório português, o fármaco deverá estar disponível no mercado ainda antes do final do ano.

(...)
Recorde-se que o Zebinix é o primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, tendo resultado do trabalho de uma equipa internacional liderada pela Bial. Foram gastos mais de 300 milhões de euros na investigação do Zebinix, ao longo dos últimos 15 anos. (...)» [
JN]

Mérito do Dr. Luis Portela e de todos os Colaboradores que o acompanharam ao longo dos anos.

Castelo de Vide: pelas boas razões


Aproveitem a publicidade para visitar o triângulo Portalegre, Castelo de Vide e Marvão.
/* ADD twingly */