quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vai trabalhar malandro!
É conhecida mundialmente a exemplar dedicação ao trabalho e à empresa por parte dos japoneses. Em jeito informal, quando se despedem dos colegas ao final do dia, é costume efectuarem uma auto-avaliação do desempenho do dia, tão simplesmente por indicarem a percentagem de tempo realmente ocupada a trabalhar!
Parece simples não é? Experimentem efectuar esta avaliação, honestamente, e analisem como passam o tempo de trabalho. Acreditem que resulta para planear o próximo dia.
Quantos de nós diariamente assistimos a desabafos desta natureza: "eu aqui sou só funcionário", "eu aqui não mando nada", "se quiserem mais, tem de cair mais", "o Manuel que trabalhe, que ele é que o ganha"? E isto acontece porquê? Talvez devido à falta de honestidade, concorrência, competência, rigor, supervisão e liderança. Talvez porque a carta dos direitos ofusca a dos deveres. Talvez porque somos "chicos espertos".
Este comportamento aniquila a produtividade das empresas e serviços no nosso país, que jamais deveria ser permitido por nós, colegas, que diariamente o vivemos. É caso para dizer a quem merece: Vai trabalhar malandro!

3 comentários:

Rui Calado disse...

Infelizmente ou felizmente...
Só nos queixamos" e os nossos direitos?", porém esquecemo-nos dos deveres, obrigações!...

Como alguém disse e bem:
" a nossa liberdade termina, onde a do próximo começa.... "

Gomes Leitao disse...

Sem dúvida Rui. E já agora, se as estradas fossem construídas com muros ao centro, duvido que alguém tivesse coragem para passar o traço contínuo...

Anónimo disse...

Vai trabalhar malandro?? Entra a 100 sai a 200.
Todos conhecemos casos irremediáveis, muitos... a visão/postura/rigor/competência perante o trabalho, distorcidamente formada faz anos, à moda do pior funcionalismo público, nunca mudará.
Poderá dar mais ou menos nas vistas, desabafar mais ou menos vezes, mas no fundo será sempre o mesmo. Mas o que para mim é mais espantoso, é a forma como algumas empresas de dimensão, lidam com estas situações; por sinal naquelas em que seria mais fácil actuar/responder.
Fechar os olhos,em vez de nos casos irremdiáveis, obviamente retirar as maçãs podres do cesto, repondo o equilíbrio e enviando sinais claros para a organização de quais os seus padrões de exigência.
Questões financeiras? NÃO. Custa mais a uma empresa manter um mau elemento na sua equipa de trabalho, do que pagar para se ver livre da escolha errada que fez.
Portanto, as causas são apenas, falta de liderança e comodismo. Empresas onde reinam estas duas "qualidades", nunca terão sucesso num mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Rir é o melhor remédio. Vamos tentando...

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