Ao mesmo tempo as máscaras se esgotam nas farmácias e se avançam com alguns planos de contingência, há uma boa parte do país que ri e que recusa aceitar qualquer alarme que exija planeamento ou desconforto.
domingo, 12 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
É evidente que esta gripe para já não afecta mais gente nem é mais mortífera que a gripe sazonal que ataca no Outono/Inverno. Mas já se registaram casos em que o vírus é imune ao Tamiflu, ou seja, há mutações. A evolução dos bichinhos é impressionante e não se sabe o que pode ocorrer quando esta gripe se juntar à sazonal. Mas há quem prefira continuar a rir e a apostar numa conspiração das famacêuticas.
A capacidade de resposta do SNS será tanto maior quanto maior o nível de preparação do país para enfrentar a pandemia. Conter o fenómeno - em função dos meios de que dispomos - é pois a chave para o sucesso. Em 2001 (se não me engano) após o descalabro inicial dos fogos florestais, qualquer pequeno incêndio - dada escassez de recursos - tornou-se num fogo gigantesco. Pode até ser que não aconteça nada, mas eu não estou certo disso.
A AGA – Alcool e Generos Alimentares, S.A. tem preparado stock suficiente de produtos antisepticos, em especial Toalhetes Desinfectantes com Alcool Etilico a 70% v/v que sao os unicos adequados a complementar ou substituir a lavagem higienica das maos com sabao e agua (ver acima “Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)”). Contra os rumores que correm no mercado/farmacias de que nao existem ou sao muito caros a AGA como unica empresa nacional a fabricar estes toalhetes da total preferencia aos revendedores e canais de distribuicao nacionais – nao havendo falta de stock dos mesmos. Ainda hoje foi publicada noticia no AICEP Portugal Global sobre o tema. Nao se esquecam , a prevencao e’ a melhor forma de combater a Pandemia da Gripe A e existem empresas nacionais (ver Health Cluster Portugal) capazes de resposta rapida e eficaz sem ser necessario importar nada de outros paises.
Enviar um comentário